Asseiceira, situa-se na Estrada Romana de Scalabis e Penela, entre a Charneca da Atalaia e o Pinhal do Mal Abrigo.
É considerada por algumas pessoas, como sendo a pérola do Concelho de Tomar!
O panorama paisagístico é constituído pelo espaço físico em que o rio Nabão vai desaguar ao rio Zêzere.
Nesta Freguesia, decorreu uma importante batalha entre liberais e absolutistas, fundamental para o desenrolar dos acontecimentos e para os destinos do país.
Felizmente foi bom para desenvolver o património cultural e artístico; como é o caso da Igreja Matriz, de grandes proporções, a qual foi mandada edificar nos inícios do século XVI.
A localidade de Santa Cita é pouco desenvolvida, subsistindo, em parte, devido aos Aviários e à empresa de Construção Civil João Salvador.
Existe comércio tradicional em pequena quantidade ( minimercados, cafés, mercearias e farmácia ). A população pertence a um nível sócio cultural médio. As crianças têm a oportunidade de praticar hóquei em patins, patinagem futebol de salão, pois existe e uma Associação Cultural e Recreativa que foi fundada em 25 de Abril de 1975.
Além da escola do 1º Ciclo, existe um Jardim de Infância. Para trabalharmos em parceria e em esforço comum para a resolução de algumas lacunas no Sistema Educativo, foi criada uma Associação de Pais e Encarregados de Educação .
População:3200 habitantes
Actividades Económicas: Agricultura, avicultura, pecuária, olaria, panificação, indústria de imobiliário, serralharia, carpintaria, serração, comércio e construção civil.
Festas e Romarias: Senhor das Necessidades (11 de Setembro) e Festival Folclórico Internacional (Agosto).
Património cultural e edificado: Igreja Matriz, Cruzeiro e igreja, casa brasonada, coroa do Divino Espírito Santo, Fonte da Asseiceira, Capela e fonte de Santo António, moinhos em ruínas, ponte romana e convento de Santa Cita.
Outros locais de interesse turístico: Turismo rural, Quinta do Vale (mosteiro) e foz do rio Nabão com o rio Zêzere.
Gastronomia: Lampreia (em vias de extinção).
Artesanato: Miniaturas em madeira, trabalhos em barro, chocalhos em metal, bordados em barro, bordados e esculturas em pedra.
Colectividades: Associação Cultural e recreativa de Pastorinhos, Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira, Associação de Melhoramentos Recreativa e Cultural da Roda Grande, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Asseiceira, Rancho Folclórico «As Lavadeiras» e Associação Cultural e Recreativa de Santa Cita.
Caracterização do Meio
A freguesia de Asseiceira a que esta aldeia pertence, tem uma população residente de 3201 habitantes (censo 2001) sendo as principais actividades económicas a indústria do papel, mobiliário, serralharia, carpintaria, comércio e construção civil. Tem uma boa acessibilidade pois é servida por uma estrada nacional, um itinerário complementar e uma auto-estrada.
De referir a existência de pequenas olarias que, hoje em dia, se encontram em reduzida actividade. Existe também a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1 e Jardim-de-infância de Santa Cita .
Santa Cita é uma aldeia de médios recursos socio-económicos.
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Subscrever:
Mensagens (Atom)